Conforme a lei 11520/2007, foi reconhecida a dívida com os hansenianos que compulsoriamente foram separados dos seus filhos e isolados a força até 1986, como determinava a lei 610 de 13 de janeiro de 1949.
Os filhos, com apoio da ASTHEMG, iniciaram a luta por uma justa reparação moral e financeira por terem sido vítimas de uma política preconceituosa. Arrancados dos braços de suas mães e jogados em orfanatos, eles foram simplesmente punidos por serem filhos de mães hansenianas.
A justiça esta sendo feita. Em reunião, realizada no dia 21 deste mês, o Governo Federal garantiu que já está preparando a lei que indenizará os filhos separados com o valor de 50 mil reais.
A diretora da ASTHEMG, Ondina Flausino, que acompanhou de perto esse drama, ficou aliviada com a decisão do governo. “É evidente que dinheiro nenhum deste mundo apagará as marcas dos danos psicológicos e moral que estes filhos foram submetidos. Entretanto essa indenização será entendida como um pedido de desculpas do Governo Brasileiro a esses filhos, que cresceram órfãos de pais vivos por culpa da ignorância do governo de uma época”, desabafa Ondina.
Asthemg e os filhos desta história comemoram essa decisão. A ASTEHMG deseja que esses filhos nunca se esqueçam que a luta, a união e a persistência foram elementos fundamentais nesta vitória.