No dia 05/02, a ASTHEMG esteve reunida em assembleia, realizada no auditório da Casa de Saúde Santa Fé em Três Corações, com trabalhadores e moradores para discutir o processo de indicação para o cargo de diretor geral da Casa De Saúde e quais os critério para a qualificação desta indicação. Tanto funcionários quanto moradores concordaram que o candidato a ser indicado deveria ser favorável a uma gestão participativa com a criação de um conselho gestor que será formado por trabalhadores e moradores da colônia. Com isso, uma nova assembleia foi marcada para semana seguinte, na qual os candidatos puderam participar e expor seu projeto de trabalho.
Como previamente marcado, no dia 09/02 foi realizado nova assembleia para que os candidatos se apresentassem, tivemos grande participação da comunidade e trabalhadores. Dois candidatos manifestaram interesse real com projetos para a CSSFE um deles não pôde comparecer mas, enviou o seu programa de diretrizes, que foi lido na íntegra por um de nossos companheiros do Núcleo da ASTHEMG de Três Corações. Já o outro candidato presente, o dentista Evandro Kolososki Ribeiro, apresentou sua proposta dando a possibilidade de abrir a assembleia para um momento de questionamentos e observações sobre o programa apresentado.

Após a participação efetiva da assembleia foi realizado uma votação aberta entre os presentes. O candidato presente, Evandro Kolososki, recebeu 34 votos, o candidato que apresentou o projeto e não compareceu recebeu apenas 2 votos.E 9 votos em branco.
Sendo assim, a assembleia terminou com todos muito esperançosos de que a indicação realizada nesta assembleia será atendida pela presidência da Fhemig, uma vez que é a grande marca deste novo governo é ouvir os anseios do povo que o elegeu. E que esta nova gestão da Colônia, que irá iniciar tenha como diferencial a transparência, o respeito e a valorização humana, trazendo para a Colônia de Três Corações mais dignidade e socialização, pois os que ali habitam e trabalham iram lutar ferrenhamente para alcançar esses objetivos.
ASTHEMG DENUNCIA CONDIÇÕES DA COLÔNIA DE SANTA FÉ
Moradores e funcionários da colônia de Três Corações unificam um movimento em torno da ASTHEMG. No último período, a ASTHEMG de BH e ASTHEMG da colônia de Ubá fizeram várias reuniões, assembleias e visitas à colônia de Três Corações.
Foi constatado um verdadeiro abandono por parte da Fhemig aos moradores e funcionários. A situação é muito ruim. Pavilhões estão em ruínas, moradores infelizes, não existe nenhuma política pública para a colônia. São idosos, jovens, mulheres, todos, sem exceção reclamando. Coisas de arrepiar qualquer ativista dos Direitos Humanos.
Da parte dos funcionários a situação não é diferente. Parece até que os funcionários de Santa Fé nem são funcionários da rede Fhemig. Vários itens foram descritos nas reivindicações dos colegas.
Um núcleo de moradores e funcionários da ASTHEMG foi eleito, bastante ativos, já elaboraram vários relatórios. Com diversas fotos e filmagens (que comprovam a situação de descaso) feitas como parte de um dossiê que será discutido com as autoridades do Governo.
Também foi discutido um projeto para a colônia, cujo ponto crucial é a participação da comunidade, funcionários e moradores. Para efetivar o projeto a comunidade (de funcionários e moradores) indicou um profissional da própria colônia para a direção da colônia.
Parabéns aos moradores e trabalhadores da colônia Santa Fé do núcleo da ASTHEMG. Vocês demonstraram firmeza, honestidade e determinação.