Esclarecimentos sobre a folha extra da ajuda de custo

Em reunião com a Fhemig a ASTHEMG levou os questionamentos dos trabalhadores sobre os valores lançados na folha extra da ajuda de custo. Veja as respotas:

SERVIDORES COM DOIS VÍNCULOS, CONTRATO E EFETIVO:

A Fhemig lançou a ajuda de custo no vínculo do contrato, o que ocasionou o desconto do INSS. A ASTHEMG solicitou que se dê a opção para que o trabalhador escolha em qual vínculo ele quer que seja creditado à ajuda de custo. Uma vez que no vínculo efetivo não há desconto de INSS.
A Fhemig irá avaliar com a Seplag essa possibilidade ou então solicitar que seja lançado apenas no vínculo efetivo.
DESCONTO INSS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:

A Fhemig confirmou que por força de lei a Seplag faz o desconto do INSS sobre a ajuda de custo. Apesar do questionamento da ASTHEMG a Fhemig reafirmou que é uma obrigatoriedade da lei.
A vantagem para os contratos é que este valor conta para aposentadoria e em casos de afastamento por doença, que ocasione o INSS (mais de 30 dias), o servidor receberá do INSS  considerando a ajuda de custo.
DESCONTOS ERRADOS INSS:

A Fhemig reconheceu que houve um erro e descontou-se o INSS acima do percentual. Foram descontados 17% quando o correto são 11%.
A Fhemig irá rever os casos em que houve erro e será feito a reposição do valor descontado. A previsão é até a folha de junho, uma vez que este mês não há como fazer a reposição, pois a folha de pagamento já está fechada.
CASOS INDIVIDUAIS:

Em casos específicos, como de servidor que não recebeu a ajuda de custo e não estava de férias, a Fhemig reconheceu que ocorreram erros de lançamento e indicou que as pessoas procurem o setor de pessoal da Fhemig Central para que seja feita a correção.
Segundo a Fhemig todos os erros cometidos por ela e a sua correção só serão possíveis de serem repostos na folha de maio para ser pago em junho. A justificativa é devido já ter fechado a folha pagamento desse mês.
E-MAIL DA FHEMIG:

Sobre o e-mail que circula na internet do assessor da Fhemig, Adolfo Vieira, em que informa que não será pago mais a ajuda de custo, NÃO É VERDADE. A Fhemig informou que não há nenhum comunicado oficial sobre o não pagamento da ajuda em maio.

Deixe uma resposta