Diretores da ASTHEMG e SINDPROS são homenageados na Semana da Enfermagem

O diretor da Asthemg, Marcelino Jonas, esteve presente em live com outros representantes de sindicatos na quinta-feira (20/05) onde foram discutidos assuntos ligados à Enfermagem. A reunião virtual, realizada pela vereadora de Belo Horizonte Iza Lourença, foi um dos eventos que marcaram o encerramento da Semana da Enfermagem, comemorada em todo o país, de 12 a 20 de maio.

Com 28 anos de técnico de enfermagem no setor público (ele também trabalhou no setor privado), Marcelino saudou todos os colegas de profissão, lembrou daqueles vencidos pelo vírus e dos aposentados. O diretor destacou que muitos desses profissionais hoje sofrem de sequelas dos anos que trabalharam em condições inadequadas. Condições que continuam penosas e insalubres para o pessoal da Enfermagem como confirmaram os relatos dos outros representantes de trabalhadores presentes.

A organização dos profissionais da Enfermagem foi citada pelo diretor Marcelino como ponto de apoio decisivo para a categoria. “Os trabalhadores precisam andar de mãos dadas com sua entidade sindical”, disse, acrescentando que, sozinho, o profissional vira presa fácil de patrões e gestores.

“ESSA CARA ME REPRESENTA”

Joselma Fonseca, diretora de Asthemg e Sindpros em Barbacena, recebeu homenagens dos colegas e do Coren/MG na Semana da Enfermagem. Leia entrevista com ela.

P: Queria que você explicasse qual prêmio você recebeu, o nome dele e porque você foi escolhida.

R: Houve uma campanha nos hospitais da Fhemig para a Semana da Enfermagem. Chamada “Essa cara me representa” e, também, uma campanha de valorização da enfermagem por iniciativa do Coren/ MG. Fui escolhida pelos colegas de trabalho pela representação das categorias profissionais do hospital e defesa do SUS e seus usuários.

P: O que significa para você, esse reconhecimento do Conselho?

R: Não só do Conselho, mas principalmente da coordenação técnica da enfermagem no Complexo Hospitalar de Barbacena. Me sinto honrada pela indicação dos trabalhadores e muito grata a todos os que programaram essa homenagem. Represento os técnicos de enfermagem, uma classe de importância inestimável no contexto da saúde!

P: Você esteve em Brasília, fale como você sentiu o clima para votação do PL 2564, do Senador Contarato, que cria o piso.

R: Sim. Estive em Brasília na Semana da Enfermagem com uma comitiva da Asthemg e Sindpros como delegada encarregada e pude, junto com representantes do Sindicato, participar das ações pela aprovação do PL 2564/2020. Como uma necessidade urgente para a valorização profissional das categorias.

Marcelino e Vereadora Iza Lourença

Deixe uma resposta