INFORME: TERCEIRIZAÇÃO DAS FARMÁCIAS NA FHEMIG
Diante da informação que existe a possibilidade de terceirizar os serviços de farmácia do complexo de urgências (João XXIII, CGP e HMAL) a ASTHEMG, o SINDPROS junto com uma comissão de funcionários da farmácia estiveram reunidos com o diretor do complexo, Fabrício Giarola Oliveira último dia 27/10.
Em reunião Fabrício Oliveira informou que existe um estudo sendo feito com o propósito de terceirizar o serviço das farmácias e que tal terceirização seria do sistema de informática, controle e dispensação dos medicamentos, sendo que alguns serviços seriam feitos por funcionários da terceirizada.
Outros serviços específicos, como a dispensação dos medicamentos em algumas farmácias satélite, como do CTI e bloco cirúrgico, continuariam sendo feitos pelos servidores públicos. Como justificativa Fabrício Giarola Oliveira afirmou que o intuito da terceirização se dará pela busca de uma “melhor eficiência” nos serviços das farmácias.
Contrapondo a ideia a ASTHEMG, SINDPROS e a comissão de funcionários deixaram claro que SÃO CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO do serviço. Principalmente com uso de funcionários terceirizados para substituir os atuais efetivos. Também ficou que reconhecemos a necessidade de melhorias no serviço, mas a terceirização não é a única forma de ter tais melhorias.
Foi acertado com o diretor que a ASTHEMG e SINDPROS farão feitas reuniões com os servidores, onde uma comissão será criada com o propósito de discutir alternativas que possam garantir a melhoria do serviço.
Sindicato e Trabalhadores deliberam ações:
Após a reunião a ASTHEMG, SINDPROS e a comissão de funcionários se reuniram com os trabalhadores do complexo. Estiveram presentes funcionários da farmácia do João XXIII e do CGP. Foi informado o resultado da reunião com o diretor e ainda debatido todos os riscos da terceirização, tanto para os trabalhadores como para a assistência dos pacientes.
Ficou também decidido que não iremos nos preocupar apenas com um segmento de trabalhadores. Será com todos do conjunto da farmácia, por exemplo, farmacêuticos, técnicos de farmácia, auxiliar administrativo e não somente com os que estão em desvio de função.
INFORME: TERCEIRIZAÇÃO DAS FARMÁCIAS NA FHEMIG