ESTAMOS NA LUTA. Trabalhadores da Fhemig manifestam e avaliam resposta do Governo

Lotada. Os trabalhadores da rede Fhemig mostraram sua força nessa terça-feira, 19/11, no ato que reuniu 400 servidores e moradores das Colônias de Hanseníase em uma manifestação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O ato liderado pela ASTHEMG e SINDPROS faz parte da Campanha Salarial 2019.  Os trabalhadores das unidades da Fhemig da capital e do interior compareceram em peso na paralisação e manifestação.
O movimento Somos Todos Colônia, que reúne moradores das colônias de hanseníase em Minas Gerais também somaram força ao ato. O movimento que faz é apoiado pela ASTHEMG e SINDPROS destacou a importância da luta conjunta entre os servidores e os moradores das colônias.
O protesto que seguiu durante a manhã e tarde contou com o apoio da Deputada Estadual Andréia de Jesus, que tem sido uma aliada dos trabalhadores da Fhemig em lutas como, contra o fechamento da urgência do HAC e também na luta contra as OSs. Ela reafirmou o apoio e  também confirmou que será reagendado uma audiência pública na ALMG para discutir a situação da gestão dos hospitais da rede Fhemig.
O Deputado Estadual André Quintão também reafirmou apoio a nossa luta, dos trabalhadores da Fhemig e dos moradores das colônias. Destacou a importância da luta conjunta para impedir o retrocesso que o atual governo de Minas representa.



No fim da tarde foi realizada uma Assembleia Geral dos Trabalhadores, onde foi passado o resultado da reunião ocorrida no 14/11  com o Secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy,  e o Presidente da Fhemig, Fábio,  que discutiu nossa pauta de reivindicações.
Na reunião não foi possível discutir todos os itens devido ao horário, assim ficou agendado novas reuniões:  Dia 05/12 o Secretário de Planejamento e Gestão  e no dia dia 28/11 com a gestão da Fhemig.

Veja abaixo os itens respondidos:

Ajuda de Custo:
A Fhemig informou que possui um estudo prévio com os cálculos e impactos com a incorporação da ajuda de custo no salário. Esse estudo completo será apresentado para ASTHEMG e SINDPROS no dia 28/11 para analisarmos.  
Duplo Vínculo:
A Seplag informou estar analisando com a Advocacia Geral Do Estado sobre como mudar o entendimento na lei, para que aqueles que cumprem mais de 60 horas semanais não sejam exonerados. A ASTHEMG e SINDPROS propuseram que sejam suspensos os processos administrativos contra as pessoas que possuem duplo vínculo até que seja analisado.

Pagamento da GIEFS no 13º salário:
A Seplag informou irá realizar o pagamento do GIEFS sobre o 13º, porém não tem previsão ainda.
Pagamento do 13º salário:
Secretário de Planejamento e Gestão informou que ainda está pendente o pagamento do 13º. Não sabe se será pago ainda este ano, pois dependerá da venda do nióbio.
Retroativo da Ajuda de Custo:
Sobre o retroativo a Fhemig novamente afirmou que não conseguiu completar os cálculos com a relação dos servidores que ainda devem receber o retroativo. O novo prazo foi firmado em janeiro de 2020, no qual será feito o pagamento de todos os retroativos.  Nenhum servidor sofrerá com os descontos até que seja feito o pagamento do retroativo. 
Trabalhadores pedem por GREVE.


Após exposição dos pontos os trabalhadores deliberaram sobre quais ações seriam tomadas.Parte dos trabalhadores pediram por iniciar a greve imediatamente, ressaltaram que não era a primeira vez que a Fhemig promete apresentar este estudo da incorporação e não cumpre. E também pedindo por greve outros trabalhadores queriam iniciar a greve após dia 28/11, caso a Fhemig não apresente o estudo, sendo este o prazo limite  para que a gestão da Fhemig parasse de “enrolar” os trabalhadores.

Após longo debate os trabalhadores votaram por  realizar um ato no dia 28/11 na frente da Fhemig  como forma de pressão. E já no dia 29/11 irão realizar uma nova Assembleia Geral dos Trabalhadores onde será decidido se entrarão em greve. Isso, dependerá da resposta dada pela Fhemig e do estudo apresentado sobre a incorporação.
No dia 05/12 a ASTHEMG e SINDPROS terão uma nova reunião com o Governo, onde o Secretário de Planejamento e Gestão do estado ficou de responder sobre os encaminhamentos citados na nossa pauta.

Veja mais fotos aqui.

           SOBRE O MOVIMENTO SOMOS TODOS COLÔNIA                 

No dia 19 de novembro, o STC participou de duas audiências simultâneas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais ocorridas às 9 horas: Da Comissão de Constituição e Justiça e Comissão de Segurança. Vejam as fotos. Depois das Comissões as famílias de hansenianos se solidarizam a luta dos funcionários da Fhemig em um ato unificado.
Nesse dia, a Secretaria de Saúde, através do presidente da Comissão da Hanseníase e do Sub Secretário de Saúde, Marcelo Cabral, atendendo ao pedido do STC, iniciou o levantamento oficial das solicitações dos benefícios.

Tem um vídeo explicativo no canal youtube Mônica Abreu vídeos.

Como os Filhos Separados devem proceder?

1- As pessoas devem se dirigir a Cidade Administrativa ( BH ) no 13 andar. Prédio Minas.
2- Importante que a própria pessoa compareça. Pois ela terá que assinar o requerimento.
3- Levar os seguintes documentos:
3.1- pessoais ( identidade, cpf, comprovante de endereço, certidão de nascimento).
3.2- Históricos: levar Ficha Epidemiológica Clínica ( FEC) se tiver e dos pais ( se tiverem).
3.3- Levar comprovante de que esteve em educandário, creche e preventório.
3.4- Levar um comprovante de que o pai ou a mãe receba a lei 11520/2007
3.5- Levar outros documentos que comprovem que houve a segregação.

Importante dizer:

1- Que não paga nada para fazer a solicitação.
2- Que a equipe de RH organizou uma estrutura que está atendendo muito bem os Filhos Separados.
3- Os atendimentos são feitos preferencialmente na parte da tarde, das 13h às 17h.
4- Dúvidas vocês podem mandar zap para: Leandro (032) 999073685 ou Lúcia no número Lucia ( 032)99202261 ou na coordenação geral.

Deixe uma resposta