Trabalhadores da Fhemig vão às ruas na quarta (30) lutar pela incorporação da ajuda de custo

Na próxima quarta-feira (30/06), os trabalhadores da Fhemig vão sair às ruas para defender a incorporação da ajuda de custo aos salários. Haverá manifestação e paralisação. Os trabalhadores vão se concentram a partir das 08 horas da manhã na porta do Hospital João XXIII.

A decisão de parar foi decidida em assembleia geral realizada na quinta-feira (24/06), convocada por SINDPROS E ASTHEMG e transmitida pelas redes sociais, Facebook e Youtube.  

Os trabalhadores estão indignados com as condições de trabalho e salário. Eles querem greve, paralisação e luta!

O comparecimento à assembleia foi grande com as visualizações chegando a quase 800 e centenas de comentários postados.

Trabalhadores pediram a extensão do pagamento da Gratificação Covid a todos que trabalham no setor de pandemia e não só aos médicos. Denunciaram a injustiça da Fhemig, que só agora pede o atestado físico, o descanso precário. Outros se mostraram desconfiados com reunião chamada pela Seplag e Fhemig para a próxima segunda (28).

Aposentados manifestaram indignação com as perdas e a desvalorização. A servidora aposentada Betânia, que trabalhou 25 anos no Hospital Eduardo de Menezes, alertou: “lutem pela valorização porque amanhã vocês serão aposentados como eu”. Na Fhemig, o trabalhador é punido quando aposenta, tiram tudo da gente”, disse, pedindo a incorporação da ajuda de custo ao salário-base.

Os trabalhadores da Fhemig exigem a incorporação da ajuda de custo aos salários, já! Conforme estudos e discussões feitos desde 2019, essa é a melhor forma de garantir que trabalhadores da ativa e aposentados tenham salário mais digno.   

No dia 30, quarta-feira, mais uma vez vamos fortalecer nossa reivindicação pela incorporação da gratificação ao salário e defender a criação do piso da enfermagem e as 30 horas.    

Durante a Assembleia, o departamento Jurídico deu explicações sobre o direito de descanso e alimentação dos servidores. A lei 23631, de autoria do deputado Celinho do Sintrocel e sancionada em 02/04/2020, prevê o direito, mas não define horários do descanso, por exemplo. SINDPROS E ASTHEMG devem aprofundar a discussão para que a lei possa de fato ser aplicada.

A pressão dos trabalhadores e a ameaça de paralisação e greve fez com que a Fhemig e a Seplag chamassem a ASTHEMG e o SINDPROS para uma reunião na segunda, 28.

VAMOS JUNTOS, NO DIA 30, CONFIRMAR NOSSA DISPOSIÇÃO DE MANTER A LUTA PELA INCORPORAÇÃO DA AJUDA DE CUSTO. ESSA É A VALORIZAÇÃO QUE QUEREMOS!

VEJA A ASSEMBLEIA COMPLETA ABAIXO:

Deixe uma resposta