Trabalhadores decidem em Assembleia iniciar mobilização

Na quinta-feira, 16, a ASTHEMG e o SINDRPOS realizaram uma assembleia dos Trabalhadores da Fhemig. De forma virtual a assembleia que foi transmitira ao vivo contou com a participação de centenas de trabalhadores e mais de 600 visualizações nas redes sociais.

Carlos, diretor da ASTHEMG, iniciou a assembleia informando que devido ao estado de calamidade os trabalhadores não poderiam realizar greves ou paralisações, como determinou a justiça. No entanto, tudo indica que o Governo Zema não deve estender o estado de calamidade para o ano de 2022, o que libera para possamos iniciar a mobilização nas ruas e greve.

30 horas – Reunião com Fhemig.

No dia 16/12 também tivemos uma reunião com a nova direção do DIGEP, Ana Rego, que já esteve no comando da DIGEP. Ana informou que a SEPLAG aprovou a redução da jornada de trabalho com redução de salário.

Agora a Fhemig irá fazer um levantamento oficial de quantos servidores têm interesse na redução da jornada de trabalho.  Será feito um processo de cadastramento para ser noção dos interessados e posteriormente divulgado as regras e critérios.

Essa conquista é fruto da pressão dos trabalhadores da Fhemig junto com a ASTHEMG e SINDPROS. Avançamos mais nessa pauta e continuaremos até que seja efetivado as 30 horas.

Processo Seletivo

Muitos trabalhadores denunciaram irregularidades nos processos seletivos realizados pela Fhemig. Desde favorecimentos de pessoas sem qualificação até pessoas que foram desclassificadas sem explicações. 

Com isso a ASTHEMG e SINDPROS solicitou a Fhemig que seja feito auditoria nos hospitais onde estão tendo essas denúncias de irregularidades. E uma vez constatados vícios no processo seletivo que eles sejam refeitos.

A Fhemig pediu para encaminhar essas denúncias para que sejam averiguadas. A ASTHEMG irá mapear essas denúncias e encaminhar para Fhemig.

Reajuste salarial

Mesmo sem poder realizar greve a ASTHEMG e SINDPROS realizaram mobilizações indo na Assembleia Legislativa para discutir com os deputados estaduais a situação dos trabalhadores da Fhemig. Foi apresentado aos deputados um documento onde detalhamos nossa pauta de reivindicação.

Além da luta pelo reajuste salarial, cobramos dos Deputados que não votassem a PL de Lei de Recuperação Fiscal, um plano de Zema para reduzir e acabar com o serviço público em Minas.

Como resultado da pressão dos sindicatos da categoria conseguimos que o projeto não tramitasse esse ano na Assembleia.  Conseguimos também apoio político para pressionarmos Zema.

Greve de ônibus

Na reunião com a Fhemig cobramos a decisão de cortar o ponto dos trabalhadores que foram impedidos de trabalhar nos dias da greve de ônibus em Belo Horizonte em novembro e dezembro.  Segundo a Fhemig os trabalhadores devem pagar esses dias ou horas até fim de dezembro de 2021. Questionamos que essa imposição é injusta, já que a culpa não é do trabalhador e a Fhemig não buscou solução para que esse trabalhador chegasse ao trabalho.

A direção do DIGEPE explicou que a decisão do corte veio do Governo/Seplag e que poderia ser feito é estender o prazo que o trabalhador repusesse essa falta. Os trabalhadores que não conseguirem pagar essas horas até dia 30/12 deve entrar em contato com a ASTHEMG e informar seus dados para que possamos negociar direto com a Fhemig uma nova da de reposição.

Piso da Enfermagem

O sindicato esclareceu os pontos da PL aprovada pelo senado onde cria um piso salarial para enfermagem, que ainda vai entrar na fila para votação pelos Deputados Estaduais e pelas comissões.

  1. Não há previsão de quando o projeto volta a tramitar e nem mesmo prazo.
  2. O projeto aprovado pelo senado, cria distinção entre servidores públicos e CLTs.
  3. Não fica claro se o piso é cima do vencimento básico ou dos ganhos totais.

10º Congresso ASTHEMG

No final de janeiro de 2022 acontecerá no Sesc Venda Nova o 10º congresso da ASTHEMG. Já tradicional o congresso serve para avaliarmos a luta, projetar os próximos passos e principalmente votar a nova diretoria da ASTHEMG.

Os trabalhadores filiados da ASTHEMG poderão participar do congresso, será aberto em janeiro a inscrição e os critérios para participação. Vale lembrar que somente filiados podem participar do congresso. Em breve divulgaremos mais detalhes.

Deixe uma resposta